quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pré-Sal

Pré-sal é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de subsal. As rochas reservatório deste tipo de região normalmente são encontradas em regiões muito profundas, de difícil localização e de acesso mais complexo. A maior parte das reservas petrolíferas "pré-sal" ou "subsal" atualmente conhecidas no mundo está em áreas marítimas profundas e ultra-profundas.

Nas camadas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro, que passaram a ser conhecidas simplesmente como "petróleo do pré-sal" ou "pré-sal". Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal até o momento identificadas.

Depois do anúncio da descoberta de reservas na escala de dezenas de bilhões de barris, em todo o mundo começaram processos de exploração em busca de petróleo abaixo das rochas de sal nas camadas profundas do subsolo marinho. Atualmente as principais áreas de exploração petrolífera com reservas potenciais ou prováveis já identificadas na faixa pré-sal estão no litoral do Atlântico Sul.Na porção sul-americana está a grande reserva do pré-sal no litoral do Brasil, enquanto, no lado africano, existem áreas pré-sal em processo de exploração (em busca de etróleo)e mapeamento de reservas possíveis no Congo e no Gabão. Além do Atlântico Sul, especificamente nas áreas atlânticas da América do Sul e da África, também existem camadas de rochas pré-sal sendo mapeadas à procura de petróleo no Golfo do México e Mar Cáspio, na zona marítima pertencente ao Cazaquistão. Nestes casos, foram a ousadia e o trabalho envolvendo geração de novas tecnologias de exploração, desenvolvidas pela Petrobrás, que acabaram sendo copiadas ou adaptadas e vêem sendo utilizadas por multinacionais para procurar petróleo em camadas do tipo pré-sal em formações geológicas parecidas em outros locais do mundo. Algumas das multinacionais petroliferas que estão procurando petróleo em camadas do tipo pré-sal no mundo, aprenderam diretamente com a Petrobrás, nos campos em que exploram como sócias da Petrobrás no Brasil.


Edição: Gabriel Guimarães Raupp

Editado por: Elis Andrade Soares

Mil e uma festas


No mês de outubro Santa Catarina torna se um estado festivo com doze grandes festas, estas festas são organizadas para levantar fundo econômico para a cidade e para o estado, mais de dois milhões de pessoas vem para o estado por causa das festas, entre uma festa e a outra são entre no máximo 170 quilômetros e no mínimo 35 quilômetros de via rodoviária.

As festas ocorrem nos seguintes lugares Blumenau, sede da Oktoberfest; de Brusque, Fenarreco; de Itajaí, Marejada; de Jaraguá do Sul, Schüetzenfest; de Joinville, Fenachopp; de Rio do Sul, Kegelfest, e da Musikfest, em São Bento do Sul. Mais para o interior acontecem a Tirolerfest, em Treze Tílias, no Meio-Oeste do estado, e a Oktoberfest, em Itapiranga.


Editado por: Lucas Pires
editado e modificado por: Gabriel Guimarães Raupp

retirado de : http://www.parana-online.com.br/canal/viagem-e-turismo/news/60905/?noticia=SANTA+CATARINA+PREPARA+SUAS+OKTOBERFESTAS